Em linha com a política de responsabilidade social, a Opticenter juntou-se pelo segundo ano consecutivo à Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, para oferecer 10 pares de óculos graduados a utentes acompanhados pelo Gabinete de Ação Social do orgão executivo.
“Os óculos são imprescindíveis para a qualidade de vida”
A Presidente da Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Dr.ª Lurdes Queirós, enalteceu o trabalho desenvolvido:
“O Gabinete de Ação Social recebe pedidos de ajuda todos os dias e algumas vezes ficamos constrangidos porque não temos como resolver. Daí esta parceria ser importante. A Opticenter é um exemplo de uma empresa que sabe o que é ter responsabilidade social e tem o mérito de o fazer de uma forma discreta.
As pessoas surgem aqui com estas necessidades porque não conseguem resolvê-las por elas próprias. A Opticenter tem proporcionado a que o nosso Gabinete de Ação Social possa ajudar a resolver o problema, que na realidade, são problemas da família. Hoje penso que a Opticenter, com esta oferta de óculos resolveu o problema de 10 famílias uma vez que os óculos são imprescindíveis para a qualidade de vida destas pessoas e destas famílias”, concluiu.
“Um trabalho fundamental em prol das pessoas”
“O grande objetivo dos nossos gabinetes é fazer com que a população tenha melhor qualidade de vida e que possam usufruir de algo que sem apoio seria muito difícil de adquirir. Para nós é fundamental conseguir isso. Como se constatou aqui hoje, esta ação fez toda a diferença na vida destas pessoas”, começou por afirmar a Dr.ª Tânia Guedes do Gabinete de Ação Social de Lavra, logo secundada pela Dr.ª Sónia Vilaça do Gabinete de Ação Social de Perafita e Santa Cruz do Bispo, que afirmou: “Normalmente quem recorre aos nossos serviços são pessoas necessitadas, que precisam de alguma coisa. Cabe-nos a nós avaliar essas necessidades cumprindo determinados critérios e referenciar essas pessoas para serem apoiadas”. A Dr.ª Joana Campos do Gabinete de Inserção Profissional de Lavra partilhou o seu sentimento relativamente à importância da inserção da Opticenter na comunidade. “O facto da Opticenter estar presente na nossa união de freguesias é uma mais valia e mais um serviço para a população com óculos a preços apelativos e que dão resposta às necessidades dos utentes destas freguesias”. Por fim, deixaram ainda uma mensagem de agradecimento às colegas que trabalharam conjuntamente para que esta ação fosse possível. São elas a Dr.ª Inês Tavares do Gabinete de Ação Social de Perafita e a Dr.ª Cátia Silva do Gabinete de Inserção Profissional de Perafita.
“Orgulho e sentimento de missão”
Rui Silva, Diretor Geral da Opticenter afirmou:
“É muito importante podermos colaborar com as entidades locais, dentro da nossa política de responsabilidade social, e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas carenciadas. Vivemos das vendas dos nossos produtos mas também sentimos que temos a missão de ajudar quem mais precisa. Este evento anual, à semelhança dos que também fazemos em outras localidades, é para nós um motivo de orgulho carregado de simbolismo. Queremos que com esta oferta, as pessoas vejam um mundo melhor e encarem o futuro de uma maneira positiva”
Sobre os óculos oferecidos, Rui Silva esclareceu: “Estes óculos são o que as pessoas precisavam, não só em termos de graduação. Não faz sentido uma pessoa com 5 dioptrias ter lentes grossas ou sem anti-reflexo. Por isso, cada caso foi devidamente avaliado pelos nossos optometristas da loja Fábrica de Óculos Opticenter e dada a resposta adequada. Todas as lentes tem tratamento anti-reflexo e 90% dos óculos oferecidos são progressivos, que corrigem as necessidades visuais de longe e de perto. Poderíamos ter ido pelo caminho mais fácil e colocar lentes apenas para o perto para as pessoas conseguirem ler. Queremos que estas pessoas sintam que a Opticenter entende os seus problemas. Não estamos aqui para dar uma resposta barata mas sim para cobrir as reais necessidades visuais destas pessoas”, concluiu.
Fruto da sua política de responsabilidade social, a Opticenter oferece anualmente óculos graduados a pessoas economicamente carenciadas e referenciadas pelas juntas de freguesia de diversas localidades.
Veja a reportagem em vídeo aqui – www.facebook.com/opticenter