É muito comum proferirmos expressões como “santinho” ou “saúde”, “viva” e “Deus te abençoe” em resposta automática a um espirro.
Este fenómeno a seguir a um espirro ocorre um pouco por todo o mundo sendo muito usual o uso do “bless you” em países de língua inglesa, que tem origem em “God bless you” ou “Deus te abençoe” em português.
Mas afinal, espirrar é um ato tão natural como tossir porque estaremos tão habituados a reagir desta forma a uma reação corporal e não às outras?
Uma das teorias mais comuns tem origem na Europa durante as crises de peste. Nessa altura, quando alguém espirrava, acreditava-se que a alma dessa pessoa ficara desprotegida e por isso abençoava-se a quem espirrasse como forma de proteção.
Outra teoria acreditava que durante o ato o coração parava de bater. Desta feitas as expressões utilizadas serviam como cumprimento à pessoa que tinha “voltado à vida”. Daí “santinho”.
Sabia que é impossível espirrar de olhos abertos?
Espirrar funciona como forma de ação do organismo para expulsar impurezas, bactérias e vírus. O espirro provoca uma reação de elevado grau de violência a uma grande velocidade. As gotículas expelidas pelo espirro atingem 160 km/h o que pode fazer com que todos os músculos da cara se contraiam.
Assim, por força dessa contração e sendo uma ação involuntária, é impossível mantermos os olhos abertos durante um espirro.
Gostaria de saber mais? Siga a página da OptiCenter® no Facebook