Acabou de comprar uns óculos novinhos em folha e ficam-lhe a matar mas não consegue ver bem. A sua primeira reação é pensar que foi um erro do seu optometrista ou que lhe trocaram as lentes na montagem. De facto, existem diversas causas que podem justificar a razão de não ver bem com os seus óculos novos e uma das mais frequentes é não ter tido tempo de habituação.
Na maioria dos casos o problema é resolvido por si mesmo. No entanto poderá recorrer à loja onde os comprou e pedir assistência.
Nos nossos dias a ciência está tecnologicamente avançada assim como as lentes oftálmicas que dispõem de uma lente certa para quase todos os erros refratários – hipometropia, hipermetropia e presbiopia. É compreensível a frustração de adquirir uns óculos novos e não conseguir ver imediatamente tudo nítido.
Vamos ver as razões que poderão estar por trás.
O período de habituação
Sempre que comprar uns óculos novos terá sempre que se habituar a estes.
Algumas pessoas apenas necessitam de poucos dias para fazerem essa habituação enquanto outras podem necessitar de duas semanas. É perfeitamente normal se apenas conseguir ver o aro da armação dos óculos quando os usa pela primeira vez.
O que causa isto?
O centro visual do cérebro tem a necessidade de se adaptar às condições visuais melhoradas. As pessoas a quem tenham sido receitadas lentes com graduação diferente ou que tenham escolhido uma nova armação ou tipo de lente também são afetadas.
É importante ser persistente e que continue a usar os seus óculos novos de modo a que os seus olhos se adaptem.
Adiar o uso de óculos
Entre os 40 e os 49 anos de idade a visão das pessoas tende a deteriorar-se sendo o uso de óculos imprescindível. Num estudo com mais de 20.000 participantes, determinou-se que cerca de 60% das pessoas que precisam de óculos pela primeira vez, adiam o uso por demasiado tempo.
Após terem comprado os óculos o seu centro visual necessita também de se adaptar às novas condições pela primeira vez.
Por isso, não adie e marque a sua consulta grátis e sem compromisso. Após começar a usar óculos é recomendado um check-up anual para avaliar se a graduação se mantém correta.
Estes sintomas também são sentido nas pessoas que aumentaram bruscamente de graduação. Mais uma vez o cérebro tem que se adaptar, por isso seja paciente com os seus olhos.
Uso de lentes progressivas
As lentes progressivas facilitam a visão nítida a todas as distâncias com as zonas para as distâncias visuais diferentes a misturarem-se. Isto possibilita ver os pormenores nitidamente ao perto e ao longe.
Apesar do grande avanço das lentes progressivas, estas ainda oferecem um período de adaptação que pode ir até 3 semanas.
É imperativo que use os seus óculos em todas as ocasiões durante este período.
As pessoas mais idosas tem maior dificuldade em adaptar-se mas o período de habituação é sensivelmente o mesmo.
Dica: Comece por usar os seus óculos progressivos novos enquanto estiver sentado. Ajuste-se lentamente às suas lentes nas suas ações diárias como subir e descer degraus, conduzir, cozinhar, etc…
A qualidade das lentes desempenha aqui um papel fundamental, por isso a OptiCenter recomenda que escolha as lentes progressivas Premium e Prestige.
Stress
Os seus olhos também sofrem com o stress. Quanto mais tiver stressado pior verá. Por exemplo a frustração de não estar a ver corretamente vai elevar os seus níveis de stress que por sua vez vão piorar a sua visão. É o efeito bola de neve.
Quando consultar o seu optometrista certifique-se que está o mais relaxado possível. Se estiver stressado os resultados do exame poderão ser enganadores o que levará a uma prescrição errada.
Doenças crónicas
Condições crónicas como diabetes ou hipertensão tem grande impacto na acuidade visual de uma pessoa. Nestes casos, os problemas visuais podem ser causados pelas oscilações dos níveis de pressão sanguínea ou glicose.
Medicação
Alguns medicamentos podem também afetar a sua visão. Consulte o seu médico e tenha a certeza que o seu receituário não interfere na visão.
E agora?
Caso não se encontre satisfeito e a sua visão não regista melhoras, consulte o seu optometrista e certifique-se que a graduação das lentes corresponde à receitada, que as lentes foram bem montadas e que a armação é a mais adequada ao seu tipo de rosto.
A satisfação do cliente é o nosso compromisso!